A importância da direção
Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados, determina as atividades a serem realizadas, distribui as atividades, seleciona as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo, otimiza todo o processo. Ou seja, lidera, incentiva, se comunica. Busca promover uma relação de troca de informações para que ele como administrador corrija falhas de planejamento ou acelere o processo de execução das atividades caso haja necessidade.
Abrangência da Direção Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir.
Combinação de objetivos organizacionais com objetivos individuais. As pessoas necessitam sentir que estão trabalhando forte para atingir objetivos organizacionais, mas que também encontram satisfação quanto aos seus objetivos individuais.
Sistemas Administrativos Os sistemas administrativos condizem com o perfil organizacional da empresa. Likert apresenta quatro sistemas que apresentam diferentes alternativas para administrar uma empresa. O Sistema 1 é encontrado em empresas que utilizam mão-de-obra intensiva e tecnologia incipiente, pessoal de qualificação e instrução precárias. O Sistema 2 é encontrado em empresas com tecnologia mais apurada e mão-de-obra mais especializada, mas agindo de forma coercitiva para manter o controle sobre o comportamento das pessoas. O Sistema 3 é utilizado em empresas de serviços e em áreas administrativas de empresas industriais mais organizadas e avançadas em relações humanas. O Sistema 4 é encontrado em empresas que utilizam tecnologia de ponta e pessoal altamente especializado.
Formação Por Equipes ou Grupos A direção tem a função de separar pessoas