A importância da contabilidade para gestão empresarial e pública
A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial das entidades do setor público. Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, a adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
Nesse contexto, as demonstrações contábeis assumem um papel fundamental, por representarem as principais saídas de informações geradas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência ao setor público.
Para cumprimento do objetivo de padronização dos procedimentos contábeis, este Manual observa os dispositivos legais que regulam o assunto, como a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1.964 e a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e também as disposições do Conselho Federal de Contabilidade relativas aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, sobretudo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.
Observando-se a tendência atual do Agronegócio a uma gestão que permeie a sustentabilidade ecológica, econômica e social em suas operações, esta pesquisa tem por objetivo analisar, por meio de um estudo de caso, o contexto de transformação gerencial e operacional de uma fazenda de criação de gado em direção às práticas sustentáveis de manejo devido às pressões ambientais e sociais impostas a mesma. Os resultados da pesquisa revelam que a inovação e a incorporação de tecnologias possibilitaram a sobrevivência da Fazenda de modo sustentável em nível ambiental e social, inclusive, de forma colateral, auferindo novos benefícios financeiros à mesma.
1. DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS DE ÓRGÃOS PUBLICOS
Assim como no setor privado, o setor