Meio ambiente: direito e dever fundamental
Nathalie Amoroso, aluna do 1º semestre do Curso de Direito – CEUNSP – Salto/SP
RESUMO
O presente artigo fala sobre a importância do meio ambiente para o nosso papel na sociedade de reclamar tutela do estado para ter melhores condições de vida, e principalmente, ter a vida, o direito a ela, garantir o futuro das próximas gerações para assim exercer nossa cidadania, mostrando também qual o impacto que causamos na natureza e como dependemos dela para sobreviver.
Palavras chaves: Direitos Humanos, Meio Ambiente, Sustentabilidade
INTRODUÇÃO
Um dos grandes problemas da sociedade nos dias de hoje é a questão da qualidade de vida em que todos estão submetidos a ter. Exercemos uma forte influência sobre os fenômenos naturais ao nosso redor, vezes diretamente e vezes indiretamente, o que conseqüentemente influencia na nossa qualidade de vida. Claro que assim como cobramos do governo, também faz parte das nossas muitas responsabilidades o pensamento consciente no uso dos recursos naturais da Terra. Seja nas casas, seja nas empresas o meio ambiente é um patrimônio de todos nós e aí está a sua importância: ele garante a sobrevivência humana.
Atualmente, cada vez mais nos persegue a necessidade de se atentar às questões relacionadas à sustentabilidade e à preservação dos ecossistemas, pois dependemos de todo um equilíbrio para sobreviver.
O presente artigo dissertará sobre a maneira que impactamos na natureza, o que ela representou, representa e representará para nós nas gerações futuras. Não só enfatizando a relação dos Direitos Humanos, Cidadania e Meio ambiente, mas sim proposições de preservação e impondo a necessidade de consciência e respeito ao nosso planeta. Uma vez que é o meio ambiente que nos oferta os bens de consumo para nosso bem estar, qualidade de vida, e o alimento para a nossa evolução e perpetuidade.
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS
O ser humano como ser sociável e racional, em toda a sua