A importância da contabilidade na gestão de micro e pequenas empresas
RESUMO
Com a crise mundial iniciada em 2008, a capacidade do gestor pode ser medida entre os que conseguiram se safar dos problemas mais graves e os que sentiram pouco estes feitos. O estudo analisa como instrumentos básicos de gestão, como a contabilidade e suas ferramentas, podem evitar o insucesso de empresas, uma vez que qualquer organização está sujeita problemas financeiros por diversas razões, sejam elas externas, como uma conjuntura econômica financeira desfavorável, forte concorrência e também por problemas internos, como despreparo do gestor frente a tomada de decisões, desconhecimento da área que atua, acúmulo de funções, má gestão de recursos, entre outras que podem ocorrer, gerando desperdício de tempo, capital e em muitos casos, contração de dívidas que serão pagas inclusive após o encerramento das atividades, fatos que poderiam ser contornados com gestão de qualidade, seguindo os preceitos básicos da administração.
Palavras-chave: conceitos de gestão, contabilidade, micro e pequenas empresas, problemas de gestão.
1 INTRODUÇÃO
A crise mundial iniciada em 2008 com o desequilíbrio imobiliário nos Estados Unidos causaram enormes estragos no sistema financeiro e, assim, afetaram uma grande quantidade de empresas que demitiram em massa seus funcionários, levando muitos países à recessão.
Países emergentes como o Brasil, não estão livres do problema relacionado à crise mundial, apesar de aos poucos mostrarem uma recuperação frente as grandes potências mundiais. Nesse aspecto, as micros e pequenas empresas são as primeiras a sentirem os efeitos da crise, muitas vezes, por não possuírem uma gestão adequada e que não segue adequadamente certos princípios.(...)
1 INTRODUÇÃO
A crise mundial iniciada em 2008 com o desequilíbrio imobiliário nos