A importância da auditoria nas organizações
A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo.
A auditoria surgiu então da necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários dos valores retratados no patrimônio das empresas que possuíam ou as que pretendiam realizar seus investimentos, principalmente com o grande crescimento econômico-financeiro e com o aparecimento das grandes empresas que são representadas em vários países.
Dessa especialização surgiu uma ramificação que foi chamada de auditoria interna. A auditoria interna é a tarefa designada a avaliar de forma independente os controles contábeis, financeiros, no sentido de auxiliar a administração.
A auditoria externa tem como objetivo a revisão global das atividades, de maneira menos detalhada. A auditoria externa possibilita maior segurança ao auditor independente, evitando a duplicidade de trabalho e reduzindo os custos de ambas as partes.
Várias modalidades de auditoria foram sendo incorporadas ao longo do processo, são elas:
Contábil Financeira: A auditoria contábil focaliza prioritariamente as demonstrações financeiras, examinando e avaliando as partes componentes desse demonstrativo
Operacional: O objetivo é assessorar a administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, avaliando se a organização, unidades, sistemas, operações e programas da empresa estão atingindo os objetivos da corporação.
Sistemas: Abrange o exame e avaliação dos processos de desenvolvimento, teste aplicativo e operação dos sistemas, cabendo informar à administração sobre a adequação, eficiência, segurança, custos, documentação etc.
Qualidade: A qualidade é um pressuposto básico em todas as atividades da empresa e tem também um foco especial na auditoria.
Gestão: A auditoria de gestão, especificamente, se utiliza dos procedimentos dotados nas outras modalidades de auditoria, porém muito focada na avaliação dos resultados obtidos pela