A importância da Auditoria Interna Hospitalar na Gestão Estratégica dos Custos Hospitalares
A gestão hospitalar exige conhecimento para tomada de decisão em áreas técnicas, a fim de oferecer um serviço de qualidade faz-se necessário que os hospitais invistam, de forma constante em tecnologia, aprimoramento de apuração de custos, especialização, técnicas de auditoria, ciências políticas, em economia, em finanças e teorias organizacionais, incluindo comunicação e relacionamento humano. Nesse contexto a auditoria interna tem se destacado como instrumento de fiscalização e controle as necessidades de gerenciamento das informações.
A Contabilidade de custos pode ser vista como o centro processador de informações gerenciais para os níveis de decisão, controle e planejamento das empresas.
De acordo com a conseqüente elevação dos gastos com saúde, em virtude da estratégia organizacional hospitalar adotada, preocupou governo, seguradoras e organizações privadas voltadas para convênios médicos, conduzindo esforços dos setores públicos e privados para conter esses custos, consideram de modo geral, os custos hospitalares variam por pacientes, dependendo, por exemplo, da severidade da doença e o prazo médio de permanência no hospital.
A auditoria desempenha papel vital nos negócios, no governo e na economia em geral. Investidores e analistas financeiros consideram valioso o trabalho dos profissionais que anualmente auditam as demonstrações contábeis.
A Auditoria vista como profissão, tem experimentado expressiva evolução nos últimos anos, permitindo, aos que limitam na área, um crescimento substancial de conhecimento em todos que envolvem, direta ou indiretamente, a contabilidade e os demais setores de uma empresa.
A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente dentro da Companhia, que se destina a revisar