A importância da anatomia pro curso de educação física
Professora: Gláucia Kaneko
Alunos: Lenilson Barros Turma: ESF1MA
A IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Belém
2011
Desde épocas mais remotas e primitivas o corpo humano desperta a curiosidade dos seres humanos, incitando‐os a buscar por esse conhecimento das mais diversas formas. Os primeiros registros de explorações do corpo humano são do Antigo Egito, através do processo de mumificação. Contudo, mesmo com os diversos avanços conseguidos no sentido de conhecer essa fantástica e complexa criação da natureza, muitas pessoas desconhecem seu próprio corpo. Algumas pessoas são acometidas por patologias diversas que poderiam ser prevenidas com simples mudanças de hábitos corporais a nível motor. O motivo desse desconhecimento deve ser contextualizado, entretanto, embora haja tal curiosidade, os meios para saná‐la são uma incógnita para a maioria das pessoas.
A partir das constatações feitas, é percebido no meio acadêmico uma maneira viável de proporcionar à população, de uma maneira geral, um conhecimento mais amplo, porém básico do corpo humano e, conseqüentemente, de seu próprio corpo. Através dos conhecimentos produzidos no laboratório de Anatomia Humana, pode‐se potencializar esse conhecimento e percepção.
Nessa perspectiva, acredita‐se que um nível mais elevado de auto‐conhecimento eleva proporcionalmente o auto‐cuidado, bem como a capacidade de manutenção e promoção de saúde em indivíduos de qualquer faixa etária. Contudo, devido a uma cultura estabelecida historicamente, a preocupação com o próprio corpo mostra‐se evidente o mais tardiamente possível. Frente a tal realidade, a disponibilização de informações acerca do próprio corpo é algo que não deve ser omitido da população de forma geral, visando uma maior preservação e promoção e manutenção de saúde, entendendo tal tarefa enquanto um ato de responsabilidade social.
A partir do acima