Redes sociais aplicadas na educação
Marcelo Antunes Moreira
Pedagogia 1ºano
Universidade do Centro-oeste do Paraná
Introdução
As redes sociais estão cada vez mais presentes nas nossas vidas que chega a ser quase impossível viver sem elas, quem nunca ouviu falar de redes sociais tais como orkut, twitter, facebook, etc. No mundo de hoje é difícil saber quem não tem algum vínculo nessas redes. Realmente é uma tarefa difícil inserir as redes sociais no ambiente escolar pela diversidade de linhas que ela pode seguir, ou seja, a escola é um ambiente de conhecimento onde há limitações de ensino, o educando só aprende aquilo que o educador pode oferecer, porém no mundo das redes sociais há uma diversidade muito grande de se adquirir conhecimento e de muitas maneiras – conversa, bate papos, blogs, redes sociais, etc. – e isso de acordo com o seu interesse seja ele de qualquer natureza, música, comunicação, vídeos, jogos, etc.
Com o avanço da tecnologia algumas ferramentas que foram criadas na internet acabaram sumindo ou sendo alteradas, mas também surgiram algumas outras novas, estas que só tendem a entrar cada vez mais na vida das pessoas como é o caso dos blogs, que hoje são utilizados por professores para troca de experiências, estudos, enfim para crescimento pessoal e profissional.
O objetivo desse texto e trazer um concepção da ferramenta poderosa e pouco utilizada, passando de uma visão ampliada, mostrando as dificuldades encontradas, as facilidades proporcionadas pela escola e educadores com relação as redes sociais.
AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS REDES SOCIAS NA EDUCAÇÃO
A idéia de que o educador deve se ambientar e estar adaptado com as novas tecnologias e maneiras de comunicação é iminente, os educadores devem saber trabalhar as novas tecnologias para melhorar o aprendizado do educando, fazendo com que este busque aquilo que lhe agradar no ambiente virtual, assim não só o professor tem o dever de saber manipular as novas tecnologias, mas também