A importância da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para as organizações
É uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma organização, pois a atividade de materiais existe desde a mais remota época, com as trocas de mercadorias até chegar aos dias de hoje, passando pela revolução industrial, produzir, estocar e trocar mercadorias é algo tão antigo quanto à existência do ser humano. Tratar com eficiência do abastecimento, do planejamento e do reaproveitamento dos materiais coopera para uma melhora significativa do resultado de qualquer organização.
A revolução industrial em meados dos séc. XVIII e XIX acirrou a concorrência desse tipo de mercado e transformou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que “compras” e “estoques” ganhassem muita importância.Este período ficou marcado por transformações profundas nos métodos do sistema de fabricação e estocagem em grande escala, o trabalho era feito, até então, totalmente artesanal foi em parte substituído pelas máquinas, fazendo a produção evoluir para outro estágio tecnológico, mais avançado e os estoques fossem vistos de outra maneira pelas administrações.
A evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e as novas tecnologias contribuíram para o impulso á administração de materiais, fazendo com que á mesma, fosse vista como ciência das mais importantes, para o alcance de objetivos de uma organização, um dos fatos mais marcantes da historia, que comprovam a utilização dessa ciência foi, sem duvida as duas grandes guerras mundiais, isso sem contar os desejos de conquistas o empreendimento de Napoleão Bonaparte. Nos empates ficou claro que o fator abastecimento ou suprimento, se constitui um elemento de vital importância e que determinou o sucesso ou insucesso dos empreendimentos.
Munições, equipamentos, víveres, vestuários adequados, combustíveis foram e serão sempre necessários no local e hora certa, isto