A importancia na promocao da saude na escola
1. INTRODUÇÃO
1.1 Descrição do problema
Atualmente não se põe mais em dúvida, a necessidade de o indivíduo aplicar as descobertas das ciências biomédicas, a fim de alcançar um nível ótimo de saúde para si próprio, sua família e comunidade.
Para isso devem-se possuir conhecimentos sobre essas descobertas, a fim de desenvolver atitudes que lhe permitam realizar ações rumo a uma vida saudável. Atualmente, não há duvidas que tais conhecimentos e práticas de saúde fossem ser aprendidos na escola (MARCONDES, 1973, p. 13).
Para Darido e Rangel (2008, p. 43) “a discussão sobre a saúde na escola, em muitos casos, tem sido catalisada pela Educação Física, e a abordagem de maior destaque é aquela baseada em um atendimento de ser humano e de movimento e fundamentos predominantemente em valores biológicos.
A importância de um estilo de vida saudável é uma das premissas sugeridas por qualquer programa de educação física, porém, apesar de todas as evidências e comprovações científicas, muitas pessoas ainda parecem desinformadas ou desinteressadas nos efeitos de uma atividade física regular, de uma nutrição equilibrada, entre outros comportamentos relacionados à saúde. Esse tipo de informação faz parte da formação que o aluno recebe na escola, sendo um conteúdo de fundamental importância a ser tratado desde a educação infantil.
O ensino de conteúdos voltados para a saúde na escola visa a “promoção do crescimento e desenvolvimento sadios dos alunos e a proteção inespecífica contra agravos, mantendo a saúde e bem-estar geral da pessoa como um todo” (CONCEIÇÃO, 1994, p.12).
Segundo Nahas (2001, p. 1) “(...) uma das responsabilidades fundamentais dos profissionais de saúde, principalmente os da Educação Física, deveria ser bem informar as pessoas sobre fatores como a associação entre atividade física e saúde, e os princípios para uma alimentação saudável”.