A importancia dos 5 s na empresa
As empresas buscam cada vez mais sistemas de gerenciamento mais produtivos, evidenciando a redução dos desperdícios e visualizando a capacitação técnica das pessoas, têm investido nos mais diversos programas de qualidade total.
Sendo a preocupação com a qualidade, condição de pré-existência das organizações e não somente um diferencial, tornou-se indispensável prever as necessidades exigidas pelo mercado e para isso faz-se necessário que haja atitudes de colaboração e iniciativa por parte de todos os envolvidos e o compromisso com os resultados.
Uma das ferramentas de qualidade Total é o Programa 5S, e com a sua implantação na organização acredita-se poder gerar um ambiente saudável, o crescimento da harmonia na empresa, contribuição para o clima organizacional e a motivação elevada dos colaboradores.
Comumente traduz-se qualidade como a satisfação do cliente, mas a obtenção da qualidade somente será possível através de uma visão sistêmica de todos os agentes envolvidos em qualquer processo produtivo. (Ribeiro, 1994, p. 23).
O Programa 5S foi criado no Japão na década de 50 para elevar a moral e a motivação do seu povo, diante de um País destruído pela guerra e sem recursos naturais.
Dr. Kaoru Ishikawa estudando a história da humanidade descobriu que o homem é constituído de sentidos que implementados e praticados habitualmente geram bem estar e satisfação nas pessoas.
No Brasil, o Programa foi lançado na década de 90. Houve adaptação dos conceitos para a língua portuguesa, assim como adaptação em outros países que desenvolveram metodologias semelhantes para aprimorar a qualidade. Mas é importante lembrar que implantar o programa não é apenas traduzir os termos e estudar sua teoria e seus conceitos. Sua essência é mudar atitudes, pensamento e comportamento do pessoal.
O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Traduzi-las para uma única