a importancia do planejamento
PLANJAMENTO E O TRABALHO DOCENTE
(*) Bruna Cardoso Cruz.
RESUMO
O presente artigo discute a importância do planejamento para com o trabalho docente, em especial no ensino superior. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica buscando conhecimento de diferentes autores e de diferentes tipos de material bibliográfico, no intuito de estudar as competências e características do planejamento em suas diferentes perspectivas. No geral, o planejamento abrange diversas idéias, de maneira a não ser a solução de todos os problemas, porém em relação ao trabalho do docente, ajudaria em grande parte, exigindo um olhar mais amplo em relação aos estudos científicos que proporcionam a criação de diretrizes realistas. Sabe-se que planejamento pode ser aplicado à todas as áreas da atividade humana, seguindo linhas e pensamentos das diferentes áreas da administração, educação, economia, etc. É importante lembrar que o trabalho apresentado possui apenas resultados parciais.
Palavras – chaves: planejamento, trabalho docente, ensino superior.
1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Hoje em dia, tudo que fazemos requer planejamento, desde as complexas ações governamentais em campos como os da economia, segurança e educação, até simples atividades, como a realização de compras em um supermercado ou um passeio de automóvel.
Desse modo, o conceito de planejamento pode ser aplicado às mais diversas atividades humanas. Para Gil (2006), o planejamento educacional é visto como um processo sistematizado, cujo pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para em determinado prazo alcançar o conjunto das metas estabelecidas.
___________________________________________________________________________
(*) Pedagoga e mestranda do curso de Mestrado em Educação da PUC-GO. brunacardosocruz@yahoo.com.br IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino ‐