Tiago Sampaio
MICRÔMETRO
ENGENHARIA CIVIL TURMA:
PROFESSOR: RAFAEL SULLER GARCIA
Guarulhos
2014
Micrômetro
Objetivo do Experimento
O objetivo desta prática é explicar e demonstrar o funcionamento e finalidade de um micrômetro, aparelho usado para fazer medidas milimétricas. Neste experimento foi proposto calcularmos o volume de cada bolinha de aço, então era necessário encontrar valores dos diâmetros e raio de cada bolinha. Introdução Teórica
Micrômetro, aparelho usado para medição de medidas lineares utilizados quando a medição requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro e é fabricado com graduação de 0,01 mm. E é composto pelas seguintes peças: Aço inoxidável que confere ao parafuso micrométrico, maior resistência à oxidação. O Tambor graduado esta fixado ao fuso micrométrico, a fim de determinar o deslocamento longitudinal do fuso de medição, na parte dianteira do tambor acha-se gravada uma escala que subdivide uma rotação. O tubo graduado possui duas outras escalas lineares que indicam os milímetros e os meios milímetros. As plaquetas fixadas ao arco devem possibilitar a fácil acomodação do micrômetro na mão do operador e permite o isolamento contra o calor transmitido pela mesma, de modo a evitar erros na medição provenientes da dilatação térmica do arco. A cromação do tubo e do tambor de medição aumenta a resistência ao desgaste e ataques pelos agentes químicos. Os sensores de medição estão sujeitos a desgastes e por isso nas extremidades dos mesmos, empregam-se placas de metal duro. O tubo graduado e o tambor graduado devem ser usinados com tolerâncias estreitas e com forma geométrica cilíndrica. O arco é constituído com ferro fundido especial.
O micrômetro é composto de mais partes que um paquímetro, inclusive possui partes mais delicadas e menores para possibilitar medições mais precisas. Segue abaixo as principais partes que constituem esse instrumento:
Arco, Contato