A importancia do desenvolvimento humano emocional para a aprendizagem
O grande aumento de escolas e o número crescente de alunos matriculados fizeram com que diferentes camadas da população passassem a ter acesso à escola. A escola, por sua vez, estava preparada para trabalhar com “os filhos dos ricos”, ou seja, o conteúdo curricular era todo voltado para as necessidades e cultura de uma elite e não se preocupavam com a realidade dos pobres.
Porém, o que se vivenciou foi uma escola que tinha uma visão da elite, pouco considerando as reais necessidades de sua população. Ao lidar com a diversidade, os problemas começaram a aparecer, muitos alunos passaram a fracassar na escola, não conseguindo concluir os seus estudos.
Os educadores, na tentativa de solucionar o problema do fracasso escolar, passaram a buscar na psicologia o conhecimento necessário para o sucesso dos alunos. Houve aí o encontro entre a psicologia e a educação.
A psicologia atendeu ao chamado das escolas para procurar resolver o problema do fracasso escolar, porém, o conhecimento psicológico, durante a primeira metade do século XX, entrou nas escolas, com o objetivo de avaliar o aluno que não conseguia adaptar-se a esse espaço. Os testes psicológicos eram realizados e, a partir deles, tratamentos eram prescritos”. Assim, a psicologia do desenvolvimento passou a ser difundida no meio educacional, propondo-se a explicar o fenômeno do não-aprender.
A ciência do desenvolvimento humano passou a ocupar-se em descrever um desenvolvimento normal da infância, como se