A importancia do atendimento personalizado nas empresas
A estratégia do atendimento personalizado
Creio que você, tal como eu, já comprou alguma coisa em um grande estabelecimento comercial, como um hipermercado ou uma loja de departamentos. Também já deve ter feito alguma compra em uma quiosque ou loja pequena. Qual alguma diferença entre o atendimento do caixa do grande estabelecimento e do pequeno negócio? Acho que você respondeu que o da pequena empresa é mais gentil e atencioso que o primeiro, não foi? Isso pode muito bem ser usado como ponto positivo para o micro empresário.
Isso acontece porque o caixa da grande empresa, na maioria dos casos, não se percebe como sendo parte fundamental do sucesso do negócio. Não sabem que é ele que representa a imagem da empresa para o cliente, já que é o funcionário que tem o contato mais importante com ele. Então, resume-se a registrar as compras e pronto, sem se preocupar em dar um “algo mais” ao consumidor. No caso do pequeno empreendimento, geralmente quem atende o cliente é o próprio dono do negócio. Ele, mais do que ninguém, sabe que é primordial um atendimento caprichado e dedicado, que impressione o comprador. Sabe que, se fizer isso, conseguirá que ele volte e possa vir a ser um cliente assíduo, e são os clientes regulares que dão sustentabilidade às pequenas empresas.
Usar um atendimento personalizado é uma boa estratégia. Para isso, o empreendedor deve: * Estudar os produtos oferecidos e saber exatamente as características de cada um. Diferentemente dos estabelecimentos de grande porte, que possuem uma quantidade imensa de produtos a serem oferecidos, as micro empresas têm menos artigos. Fica mais fácil então para o gestor memorizar os pormenores de cada produto e suas relações, o que permite realizar