A importancia do ar para os seres vivos
O ar é o elemento fundamental para a manutenção da vida dos chamados seres aeróbios terrestres. A composição do ar atmosférico contém cerca de 20% de oxigênio. Esse elemento é responsável pela oxidação da matéria orgânica. Assim, essa oxidação gera a energia necessária para que os seres vivos e espécies animais possam dispor de energia para suas atividades. o próprio ambiente terrestre, dependem essencialmente do ar.sem o ar a nossa vida não seria possível.
OXIGENIO
Os métodos de produção de oxigénio molecular variam de acordo com as necessidades de pureza e quantidade. A quantidade anual produzida é estimada em 100 milhões de toneladas.
Um dos principais métodos de obtenção de oxigénio é através da destilação fraccionada de ar liquefeito – hoje aplicando-se o chamado método de Claude. Uma vez que o N2 é mais volátil que o O2 pode fazer-se uma destilação, obtendo-se uma mistura enriquecida em O2 na fase líquida.
Um dos gases do ar mais conhecido e utilizado. O Oxigênio apresenta diversas utilidades, puro e combinado com outros gases, tendo sua aplicação mais importante nas áreas Médica e Industrial, em que garante a qualidade de vida. O Oxigênio está presente com vantagens insubstituíveis em diversas aplicações. Na indústria metalúrgica, o Oxigênio é usado principalmente em conexão com a metalurgia de processamento e com processos de combustão. Na indústria química, o Oxigênio é usado em uma variedade de processos químicos de oxidação. É também utilizado em grande volume para o tratamento de água. A indústria de celulose é um grande e crescente consumidor de Oxigênio. Na piscicultura, o Oxigênio vem sendo utilizado no transporte e cultivo de peixes para consumo direto.
NITROGENIO
Da mesma forma que o oxigênio, o nitrogênio é obtido por meio da destilação do ar. O processo retira o ar da atmosfera, que é então filtrado, comprimido e resfriado. Por meio destas etapas são extraídos os teores de água, gases indesejados