A importancia de jogos e brincadeiras na alfabetização
Tema:
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Alfabetização
Problematização:
Com o pensamento obsessivo que a alfabetização se limita as quatro paredes da sala de aula e o método adequado da ao professor o controle de seus alunos, o próprio professor entra em conflito frente à situação de que o número de criança com acesso a alfabetização aumentou e trouxe como conseqüência, o fracasso escolar notável. Descobriu-se então a pratica falida e começou o discurso da culpa ; alunos submetidos, carentes, deficientes, escola máquinas de reprodução das relações de poder, professores mal pagos, mal formados. A questão da alfabetização é um problema social, econômico e político em nosso país, mas, além disso, tal questão é um problema pedagógico, que tem ocupado professores, especialista e pesquisadores. Diante disso precisamos fomentar programas de formação de professores e apoiar a organização de seminários e cursos, que incentivem o estabelecimento de uma relação dinâmica entre teoria e prática, afinal como disse Paulo Freire em 1996.”o conhecimento nasce do fazer “.O sujeito constrói seus saberes, dadas as situações que enfrentam e conforme os instrumentos que possuem.
Justificativa:
Os jogos e brincadeiras integram as atividades, mas não se podem confundir as aulas com brincadeiras sem objetivos, os jogos e brincadeiras fazem parte do ato de educar, num compromisso consciente, intencional e modificador da sociedade, educar ludicamente não é jogar lições empacotadas para o educando consumir passivamente, antes disso é um ato consciente e planejado, é tornar o individuo consciente, engajado e feliz no mundo, isto é alfabetizar de uma forma prazerosa e significativa.
Objetivo Geral:
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu circulo de brincadeiras, tornarem as crianças mais solidarias e participativas incentivar o trabalho em equipe, resgatar essas