A importancia de Finanças
Por:
O que é finanças? Algumas vezes relegada a um plano secundário nas empresas, algumas vezes elevada categoria de oráculo, Finanças Empresariais é hoje reconhecida como a ciência, ou arte, de saber tomar a decisão financeira ótima. Decisão financeira ótima é aquela que visa assegurar que os investimentos realizados em empreendimentos, empresas e projetos, públicos ou privados, atinjam os resultados esperados pelos investidores.
Foi-se o tempo em que alguns achavam que decisões financeiras austeras e sabias interessavam apenas ao setor privado. Hoje, e a cada dia, mais e mais governos e particulares estão cientes que investimentos tem que gerar os resultados esperados. Hospitais devem ficar prontos e funcionar recebendo e atendendo pacientes, estradas, pontes, portos e aeroportos têm que dar vazão ao trafego, e não podem ser superdimensionados nem subdimensionados, pois qualquer desvio representa desperdício. Escolas devem funcionar com alunos e professores, usinas geradoras e linhas de transmissão de energia precisam ficar prontas, gerar energia e suprir os usuários que demandam a energia para suas atividades. Tudo isto dentro dos prazos, orçamentos e custos previstos, de forma a proporcionar os resultados esperados.
Em um mundo globalizado, competitivo e com margens de lucro decrescentes em todos os setores, não há mais espaço para desperdício de recursos financeiros privados e muito menos públicos. Não há mais espaço para executivos que sejam apenas amadores ou curiosos em finanças. Isto significa que somente com o conhecimento profundo e profissional de finanças é possível ao executivo moderno tomar as decisões financeiras acertadas. Apenas com profissionais de finanças capazes de tomar a decisão ótima é que podemos atuar de forma a garantir para as empresas a sobrevivência, crescimento, operação, geração de empregos e postos de trabalho diretos e indiretos, criação de riquezas, produção de bens, recolhimento de