A importancia da moeda
Reserva de valor * Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. * É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.
MOEDA-PAPEL
* As primeiras moedas possuíam um lastro metálico, ou seja, cada certificado emitido correspondia a uma quantidade de ouro ou prata. Essa era a moeda-papel.
PAPEL-MOEDA
* Como o valor das notas em circulação passou a ser maior do que as garantias, a correspondência entre certificados e metais foi caindo em desuso e, assim, surgiu o papel-moeda.
Instituições Monetárias * O uso do papel-moeda exigiu a criação das instituições monetárias. * Surgiu o Banco Central com a finalidade de regular a política monetária.
Política Monetária * Política Monetária (PM) – refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. * Tem como instrumentos: emissão de moeda, reserva compulsória (% retida pelos bancos comerciais junto ao BC),
Instrumentos da Política Monetária * Emissão de moeda, reserva compulsória (% retida pelos bancos comerciais junto ao BC); * Open market (compra e venda de títulos públicos); * Redesconto (empréstimo do BC aos bancos comerciais); * Regulamentação sobre crédito e tx de juros.
Funções da Moeda * Instrumento de Troca; * Instrumento para a denominação comum de valores; * Instrumento para reserva de valores.
Motivos para reservar moeda * Transação – uso para realizar compra e venda de mercadorias; * Precaução – reserva-se moeda para se precaver das incertezas; * Especulação – possibilidade de ganhos no mercado financeiro.
OFERTA DE MOEDA * A oferta de moeda pode ser definida como o estoque total de moeda na economia, geralmente o estoque de M1.
Oferta de moeda * Se a relação (M1)/(PIB) for muito grande, os juros