A Importancia Da Miscigena O
393 palavras
2 páginas
"O século XIX foi responsável por intensas transformações na Europa, todas advindas da inauguração de uma “era contemporânea”, fruto da Revolução Francesa. Na tentativa de se explicar o progresso de algumas “civilizações” ou povos, que teriam alcançado diferentes estágios de evolução e desenvolvimento, a ciência se propôs a dar explicações concretas e comprováveis experimentalmente, o que aproximou conceitos das ciências biológicas aos aspectos sociais. Nesse sentido, a segunda metade do século XIX se propôs a debater um conceito considerado central na evolução das sociedades: a questão da raça. O elemento racial passou a ser visto como uma questão central para a compreensão dos destinos da nação, na medida em que o argumento – de início visto a partir de uma definição biológica – passou a ter uma discussão política e historicamente construída." (autor:Alysson Luiz Freitas de Jesus fonte:http://www.unimontes.br/unimontescientifica/revistas/Revista%20V8_N2/artigos/artigo_06_da_africa_ao_brasil/da_africa_ao_brasil.html) Quais os efeitos provocados na formação social e política brasileira pela mistura de raças? Como podemos compreender as relações sociais, culturais e políticas do Brasil, através da contribuição cultural dessas miscigenações? A miscigenação teve um aspecto positivo ou negativo na formação da identidade de nosso país?
A mistura das raças provocou efeitos não muito bons na formação social e política brasileira. Podemos observar que a mistura das raças, brancos, negros e indios, foi determinante para a nossa formação cultural.
Tivemos a relação dos brancos com indios abalada com a exploração do comércio do Pau - Brasil. A transferência do povo indigena para o interior do país com a colonização. A chegada dos negros que mais acirrou a cultura eos costumes do país. O comércio pelos senhores de escrava, mulatas e bonitas nascidas da relação com as mulheres negras.
Para compreendermos essa relação social e cultural temos que nos aprofundar no estudo