A Importancia da Literatura Infantil
Um dos objetivos do Instituto Votorantim é contribuir para a elevação da qualidade da educação no País e, este ano, apoia o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Ministério da Educação.
Como parte das ações de apoio ao PNAIC, está promovendo a campanha de Valorização da Leitura, por meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação.
Fundamental na formação do indivíduo, o hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado. “A base do pensamento é a linguagem e a literatura fornece à infância alimentos primordiais para seu desenvolvimento: palavras significantes e imaginação”, diz o escritor e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Ilan Brenman.
De acordo com a escritora e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Flávia Côrtes, a criança adquire mais facilmente o conhecimento, além de se comunicar melhor. “A leitura em geral faz o indivíduo crescer, experimentar mundos novos, sensações, sentimentos”, afirma.
“A leitura de textos de literatura infantil, mesmo para crianças ainda não alfabetizadas, é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa”, explica Lia Cupertino Duarte, doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP e diretora da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC.
A família e os professores têm papel fundamental para auxiliar os infantes a desenvolver o gosto pela literatura. De acordo com Brenman, as crianças precisam ter modelos de leitores e estar em contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas ou salas de leitura. Para ele, toda a comunidade deveria assumir o papel de formador de leitores.
Côrtes acredita que se deve fazer do momento da narração de histórias um momento de