LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA
RESUMO
Este estudo tem por finalidade, mostrar o início da literatura infantil no Brasil e no mundo, bem como sua importância no desenvolvimento cognitivo da criança, o uso dessa literatura no processo ensino/aprendizagem escolar e sua aplicabilidade nesse meio e no meio familiar. As características desse tipo de literatura foram mencionadas para esclarecimento sobre a composição na qual a mesma se encaixa, assim como as faixas etárias correspondentes.
Palavras-chave: Literatura Infantil. Aplicabilidade. Características.
1 INTRODUÇÃO
O fato das crianças terem acesso ao ensino da linguagem desde cedo, não há garantia das mesmas em utilizar adequadamente, a leitura e a escrita respectivamente. Decodificar os signos não é o suficiente para ter familiaridade permanente com a leitura, visto que, para formar leitores, é preciso cultivar atos de ler e entender o que se lê. SILVA (1995), comenta que o ato de ler é uma necessidade real para obter-se significados, e consequentemente, criar experiências nas sociedades onde a escrita se faz presente. O hábito de ler não é tão simples e há aqueles que resistem até atingir um desenvolvimento consciente para tornarem-se verdadeiros leitores. A criança precisa sentir-se atraída pela leitura, seja através de um leitor ou por ela mesma. Para a escritora HELOISA PRIETO (2008), a criança precisa se expor ao livro fazendo suas escolhas.
Tanto no Brasil quanto no mundo, as crianças liam grandes clássicos, lendas e contos folclóricos antes do real surgimento da literatura específica para elas. Assim foi até o final do século XVII, no qual surgiram então, os primeiros livros destinados às crianças e a esse tipo específico de leitura, foi dado o nome de Literatura Infantil. Com o passar do tempo, ela foi sendo adaptada e adequada até chegar à atualidade para melhor aplicabilidade e entendimento na educação infantil, já que a escola, é um dos mais importantes veículos no uso