Gravidez Indesejada
A depressão é uma seria doença que envolve o cérebro, a tristeza, a ansiedade ou o vazio de sentimentos não desaparecem e interferem na rotina do dia-a-dia.
As mulheres correm maior risco de depressão em certas alturas da sua vida, como durante a gravidez.
Em uma pesquisa realizada na Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, foi diagnosticado que a gravidez indesejada é o maior causador da depressão pós-parto.
"Enquanto muitos elementos podem contribuir para a depressão pós-parto, os resultados deste estudo mostram que a gravidez não intencional que resultou em nascimento vivo pode também ser um fator contribuinte. Gravidez indesejada pode ter um efeito de longo prazo sobre as mulheres. Aquelas mulheres que relatam gravidez indesejada pode se beneficiar de tratamento mais cedo ou mais direcionado durante e após a gravidez", afirma a coautora da pesquisa Rebecca Mercier.
A maioria das pessoas não sabe, mas a gravidez nem sempre é marcado por alegrias e realizações. Muitas mulheres nessa fase experimentam tristeza ou ansiedade, a gravidez é o período da vida da mulher que envolve inúmeras alterações físicas, hormonais, psíquicas e de inserção social.
Emoções fortes após o parto são normais. As mulheres, recentemente mães, que estão a recuperar do parto, sentem-se mais carenciadas em termos de sono e com isso vem as responsabilidades inerentes a maternidade. As mulheres que sofrem de depressão pós-parto tem o sentimento de querer evitar o bebe ou ate de querer prejudica-lo.
As mudanças provocadas pela vinda do bebê não se restringem apenas á problemas psicológicos, mas também envolvem fatores socioeconômicos, principalmente nas sociedades em que a mulher está no mercado de trabalho, ajudando no orçamento familiar.
No primeiro e no terceiro trimestre da gestação é a fase que a mulher apresenta maior numero de transtornos mentais.
As mulheres com gravidez indesejada são quatro vezes mais propensas a sofrer de depressão