Trabalho sobre as TIC
Evolução:
Os sistemas informáticos surgirão nas décadas de 70 e 80, com elevado custo económico, baixa utilidade e difícil retorno monetário. No entanto, no final do século XX as tecnologias passaram a ser fundamentais para uma organização, passado a ser mais fácil a observação e gestão documental – era da informação. Isto veio a trazer uma maior competitividade entre empresas, com a necessidade de fazer mais, a menor custo e com a mesma ou melhor qualidade. Desde a invenção do telégrafo (ainda no século XIX), passando pelos meios de comunicação em larga escala, e mais recentemente o surgimento da Internet, fez com que o ser humano tenha que lidar todos os dias com um número muito grande de informação.
Sistemas de informação:
Os sistemas de informação são conjuntos de dados, transformados em informação através de recursos físicos, hardware e software, com a finalidade de atender a determinadas necessidades de informação da organização.
Informação com qualidade
A informação só tem qualidade quando atende aos requisitos de:
Ser comparável, de modo que se possa comparar o planejado com o realizado;
Ser gerada em tempo útil;
Ser confiável, pois as distorções são mais prejudiciais do que a falta de informações;
Possuir um nível de detalhe compatível com as peculiaridades do setor a que deva atender.
Níveis hierárquicos de decisão
Tipos de informação/ Nível organizacional No nível estratégico, temos os sistemas de informação executiva que mostram os dados sobre a realidades interna e externa da empresa. A realidade interna da empresa é mostrada pelos relatórios e dados dos demais sistemas de informação dos outros níveis organizacionais. A realidade externa da empresa é obtida a partir de fontes externas e dizem respeito a tendências e previsões políticas, económicas e tecnológicas. Este sistema também permite que “os diretores” tenham uma visão daquilo que está a decorrer na empresa permitindo que os