a importancia da escolha de software adequado para bibliotecas
As bibliotecas, os arquivos públicos, as instituições tanto privadas como públicas tem documentos que são relevantes e precisam ser arquivados e mantidos de forma organizada e prática para o acesso.
As formas desses registros mudaram de acordo com a evolução da civilização, desde o aparecimento dos cilindros de argila, papiros e as imagens pictóricas de manifestações sociais ou religiosas de vida, até ao advento da imprensa, que gerou uma produção escrita exponencial.
Esses registros e demonstrações culturais e do pensamento da humanidade tiveram que ser preservados através dos séculos, em suas formas as mais diversas. A fragilidade dos suportes, as agressões climáticas e às do próprio homem, e o uso dos processos de reprodução, modernos, acelerou a deterioração dos suportes. Isso foi acrescido, na época atual, da má qualidade da matéria prima dos livros, que trouxe a tona uma preocupação permanente com a preservação e conservação desses suportes fragilizados pelo tempo, pois correm o risco de não alcançar as futuras gerações.
Assim, a durabilidade dos livros e documentos, conservados na sua idoneidade física, é um dos objetivos primordiais das bibliotecas de hoje.
Portanto com todos esses fatores e o mundo na era digital faz com que a criação de softwares especializados e tecnicamente apropriados cresça cada vez mais.
Informatizar as bibliotecas e arquivos trazem benefícios tanto para o usuário quanto para os bibliotecários e arquivistas, a informatização permite a catalogação, levantamentos bibliográficos, controle e formação de acervo, empréstimos com maior segurança e agilidade.
Além de o próprio usuário fazer sua pesquisa e ter maior credibilidade e confiabilidade nos dados acessados.
O software adequado para esse tipo de atividade exige que o profissional (bibliotecários, arquivistas) receba treinamento especifico para que possa usufruir de toda sua potencialidade e