A importancia da economia
INICIEM O COMÉRCIO
Os economistas do século XIX se perguntavam se a economia era uma ciência, sem duvida gostavam de pensar, até Carleyle que achava deprimente, honrou-a com o título de ciência. Boa parte da teoria econômica foi calçada na mesma matemática e mesmo na física a determinar a leis que governam o comportamento da economia. O que talvez tenha a lhe dar respeitabilidade científica, e procurou determinar a lei que governam o comportamento da economia, da mesma maneira que os cientistas tinham descoberto leis físicas por trás dos fenômenos naturais.
A economia, no entanto são feitas pelo homem e dependem do comportamento racional ou irracional das pessoas que nelas que nelas atuam, por tanto a economia como ciência tem mais em comum com as “ciências leves” da psicologia, sociologia e política.
A economia moderna surgiu como disciplina especifica no século XVIII, sobretudo com publicação em 1976, de A riqueza das nações livros escrito pelo grande pensador escocês, Adam Smith, contudo o que o motivou o interesse no assunto não foram os textos de economistas, mas as enormes mudanças na própria economia, mas as enormes mudanças na própria economia com o advento da Revolução industrial. Os pensadores mais antigos haviam falados da gestão de bens e serviços na sociedade tratando de questões que surgiram como problemas da filosofia moral ou política, mas com o surgimento das fábricas e da produção de bens em massa, veio uma nova era de organização econômica que dava atenção ao todo, ai começou a chamada economia de mercado.
A diferença mais importante entre a economia e as outras ciências, no entanto, é que os sistemas que ela examina são instáveis, além de descrever e explicar as economias e seus funcionamentos, os economistas também podem sugerir como elas devem se formadas ou podem ser melhoradas.
Na França um grupo de pensadores chamados fisiocratas analisou o fluxo de dinheiro na economia e criou o primeiro modelo macroeconômico. Enquanto isso