A importancia da didatica na atuação do professor
A didática é um dos principais fundamentos para o professor, pois se trata do estudo da arte do ensino. Há um conjunto de saberes pedagógicos que são essenciais para o exercício da profissão docente. É preciso que os professores construam pontes entre o significado do conteúdo curricular e aquele compreendido pelo aluno.
Para esta tarefa, é necessário que os professores tenham uma compreensão profunda, flexível e aberta do conteúdo, ou seja, que estejam atentos para as dificuldades mais prováveis dos alunos perante os conteúdos, já que nas escolas fala-se exclusivamente do ensino dos conteúdos e não há uma ampla compreensão do que é educação e do que é aprender.
A didática pressupõe uma análise dos processos de construção dos saberes em cada área curricular e a discussão da natureza das atividades de aprendizagem, dos processos de pensamento e das inter-relações entre os diversos interventores no ato educativo.
A importância da didática na atuação do professor
“A didática se caracteriza como meditação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.” ( LIBÂNEO, José Carlos, 1994, p.28).
A didática, longe de reduzir-se a uma simples coleção de métodos e técnicas de ensino, constitui o enquadramento teórico fundamental em que se situam os quadros de referência de ação do professor. Toda a atuação do professor com os alunos pressupõe uma perspectiva didática clara. É a partir dela que cada professor seleciona objetivos, organiza atividades, formula critérios de avaliação, determina procedimentos de atuação para cada tipo de situação. Podemos dizer que a didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.
Ao se tratar da aprendizagem na escola verifica-se que, numa concepção de educação em que a transmissão de conhecimento é o único objetivo e a