A importancia da delegação
“Qualquer um que queira ser um líder entre vocês, deve primeiro ser o servidor. Se você opta por liderar, deve servir”.
Jesus
6- A importância da delegação
É consenso na administração que um líder deve saber delegar. Há pessoas que são muito produtivas individualmente e por isso são promovidas. Mas, mesmo sendo competentes, elas nem sempre sabem como liderar suas equipes, principalmente por não saber repassar atividades que fazia tão bem antes da promoção. Nesses casos o risco que se tem é a perda de uma pessoa muito produtiva e ganho de um péssimo gestor.
Compreendemos que o líder que não sabe delegar acaba não desenvolvendo sua equipe para que ela tenha autonomia (Figura 33).
Muitas vezes um imprevisto pode “tirar de cena” a liderança e isso pode ser um grande problema para as instituições. No mundo empresarial é comum se dizer que quem não sabe delegar, não prepara ninguém para o seu cargo e fica preso eternamente nele. Ou seja, quem não aprende a delegar acaba prejudicando a própria carreira. Esse conceito se aplica perfeitamente aos Institutos Federais durante cada processo de transição de gestão.
Podemos definir de maneira simplificada que “delegação” é o ato de transferir determinado nível de autoridade para realização de determinada tarefa.
Figura 33 – Delegando com responsabilidade
A delegação permite que o líder vá conhecendo melhor o potencial para a liderança de cada membro da equipe. Saber distribuir autoridade dentro do limite da capacidade de cada componente do grupo é o segredo da boa delegação.
Há pessoas que são incapazes de confiar em outras e por isso não delegam. Algumas até dizem com orgulho: “se quer o serviço bem feito, faça você mesmo”. A falta de confiança na equipe é um dos erros mais comuns que prejudicam a delegação. Na Figura 34 apresentamos um fluxograma sobre a definição daquilo que pode ser delegado.
Figura 34 – Definição das atividades que podem ser delegadas.
Os especialistas são