A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA.
O objetivo deste artigo é mostrar que a contabilidade não deve ser visto por administradores apenas como um registro de fatos para relatar às autoridades fiscais. A razão pela qual nos concentramos em pequenas e médias empresas, devido ao fato de pouca importância que os gestores de empresas neste segmento dão livro de ciência deixá-lo em segundo plano, em detrimento de outras atividades. Portanto, o foco deste artigo é mostrar como o principal instrumento de gestão capaz de fornecer as informações necessárias e deixando claro e seguro para a decisão.
A contabilidade existe desde os primórdios da atividade comercial, pois o homem já tirava da natureza o necessário para sobreviver. Aos poucos foram acumulando e também fazendo negócios, através de trocas de mercadorias. Já em 4500 A.C. registrava-se os primeiros indícios de atividades comerciais na Mesopotâmia, e os assírios, os caldeus e os sumérios iniciaram atividades ligadas à agricultura.
O acúmulo de capital e a demanda por novos produtos alavancaram a criação de novos negócios e a geração de empregos, trazendo junto à necessidade de registrar e contralar as atividades. Tais necessidades estimularam o estudo da matemática e o aprimoramento dos métodos de cálculos para atender às necessidades de um sistema de controle cada vez mais complexo. A importância da contabilidade vem desde os primórdios do desenvolvimento econômico, na verdade, entendemos que tal desenvolvimento deve-se à adoção ciência contábil para os registros dos fatos, controle de patrimônio e fornecimento de informações para as tomadas de decisões.
Infelizmente, mais de 500 anos ao deparamos com informações relacionadas à atividade econômica, um dado preocupante é o número elevado de empresas que fecham suas portas. Empresas que mesmo depois de muito trabalho não conseguem se sustentar, e encerram suas atividades. Tal problema atinge