A importancia da alimentação para o sistema cardiovascular
Alunos (as): Jéssica Torquato Ynoue da Silva Ederson da Silva Cruz Valesca Alves Fernandes Claudineia Martins de Oliveira Rainilda Antonia Lohn Handerson Ferreira Silva
Curso: Técnico em nutrição
Turma: 315
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos ressaltar a importância das escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia e de uma dieta balanceada para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. E que nossas atitudes determinam a nossa saúde, e particularmente a saúde do nosso coração. E os alimentos que ingerimos são o nosso combustível, e uma seleção adequada permite que o nosso “motor” esteja bem afinado e trabalhe de uma forma saudável.
DESENVOLVIMENTO
Alimentos que fazem bem ao coração
Não é à toa que ele foi nomeado para representar os nossos mais profundos sentimentos. O coração é o principal órgão do nosso corpo e merece atenção especial. De acordo com o Ministério da Saúde, problemas cardíacos são responsáveis por 30% das mortes no Brasil e já é considerada uma questão de saúde pública, isso também em vários países. Entre os mais comuns estão enfarte do miocárdio, angina no peito, aterosclerose, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e elevado índice de colesterol (tipo de gordura presente no sangue).
Conforme especialistas, a prática de exercícios físicos é a principal ferramenta para que seu coração permaneça saudável. A realização de exercícios melhora a disposição, a autoestima, diminui o peso e a incidência de hipertensão arterial.
Dieta equilibrada também está na lista de boas práticas para o coração. Muitos nutrientes, como fito esterol e ômega 3, encontrados em alimentos, protegem o coração e evitam o agravamento do quadro. Mesmo quando o uso de remédio é indicado, seguir uma dieta adequada é imprescindível para controlar a