a importacia
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
AUDITORIA
Prof. Jorge Eduardo de Medeiros Lopes
Novembro/2013
2
EXECUÇÃO DA AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
INTRODUÇÃO
A execução da auditoria das demonstrações financeiras envolve não só o conhecimento dos fundamentos, objeto e técnica de auditoria, mas também a colocação em prática de todo o aprendizado obtido pela leitura de trabalhos anteriores e aplicação destes conhecimentos nas empresas auditadas.
O trabalho de auditoria não necessariamente envolve a participação de uma única pessoa, mas provavelmente o concurso de uma equipe de trabalho coordenada por pessoas experientes, com habilidades específicas, e em outras em processo de aprendizado na empresa auditada, pois quanto mais colocamos a Auditoria em prática na nossa empresa, mais aprendemos com ela
Todo embasamento técnico do auditor junta-se ao gerencial e administrativo de uma equipe de trabalho, a qual, tanto quanto possível, precisa estar consciente de suas responsabilidades, adequadamente treinada e capacidade para realizar o trabalho esperado e supervisionado por pessoas experientes.
A execução da auditoria no chamado serviço de campo envolve uma série de outros fatores técnicos e pessoais que auxiliam o auditor no desenvolvimento de suas atividades.
Cumprir um programa de trabalho pode ser difícil se não houver um esforço conjunto em que os envolvidos da equipe de auditores saibam o que, como, onde e porque o fazem.
Experiência profissional ajuda, conhecimentos de problemas passados anteriormente e a forma de solucioná-los; treinamentos técnicos de difíceis materiais interpretativos e de legislação contam. Entrementes, o auditor, como um bom escoteiro, deve estar sempre alerta, não só na descoberta de problemas, mas sobretudo na descoberta de alternativas de como solucioná-los ou de atingir objetivos traçados. Imaginação e criatividade, além da experiência, permitem trabalhos de maior profundidade,