A IMPORT NCIA ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Hoje, o desafio que se coloca diante da escola é fornecer educação e informação para toda a vida. ela precisa romper seus muros e estar plenamente inserida no seu tempo e na comunidade a qual pertence. Ações escolares devem ser consolidadas em um contexto participativo, integrador de todos seus segmentos, sincronizadas com contexto atual, que requer uma política educacional capaz de contribuir na condução do país ao pleno desenvolvimento, em conformidade com os princípios democráticos.
Para concretizar esse intento, é imprescindível que ocorra integração entre a escola e a comunidade atendida, com reconhecimento e valoração dos saberem extracurriculares e efetivação de parcerias no trabalho educativo, atingindo o maior contingente de pessoas em sua área de localização. Devemos considerar que todos os participantes do processo educativo têm a capacidade de elaboração propostas para a melhoria da educação.
O Conselho Escolar existe, porém, funciona de forma deficitária, sem a participação maciça da comunidade intra e extraescolar. Trata-se de um dado relevante, pois, esse órgão é responsável pelo gerenciamento e fiscalização das verbas federais destinadas às escolas.
Quanto à percepção de interações com a comunidade, os depoimentos confirmaram as impressões já descritas acerca da escola: Pra ser sincero, aqui não existe não. Gente não vê a escola fazer alguma coisa para chamar a comunidade para a escola. Muitas pessoas nem fazem ideia dos direitos e deveres que têm com a sua comunidade, essa, com certeza, deve sim participar e contribuir para a melhoria do nosso ensino.
Para que haja a participação coletiva, é fundamental o estabelecimento de regras claras referentes à sua concretização. Também é necessário que sejam respeitadas as individualidades dos envolvidos, afinal irão responder diretamente pela contribuição propriamente dita. Assim, Szymanski (2001) e Padilha (2006) consideram que setores escolares e comunitários