A IMPORT NCIA DO RITMO NAS DIVERSAS ATIVIDADES DE UMA CRIAN A
Ao assistirmos as apresentações vemos que cada criança tem seu próprio ritmo, e procura formas diferentes de encontrá-los. O ritmo faz parte do nosso dia – dia, tudo se faz por meio deste. Assim, temos que desenvolvê-lo para atender nossas necessidades motoras.
Para a criança, é fundamental que as atividades rítmicas sejam estimuladas, para que se possa trabalhar a coordenação, a flexibilidade e o equilíbrio.
O objetivo do trabalho rítmico segundo (MULLER e TAFNER, 2007, apud GARCIA e HAAS, 2003, p.38)
Promover a melhoria e o aperfeiçoamento das qualidades físicas do ser humano, em especial, a coordenação motora, agilidade, equilíbrio, resistência e velocidade. Promover o desenvolvimento e a melhoria da natureza socioemocional e afetiva do ser humano, no sentido de despertar potencialidades sociais (positivas), como cooperação, socialização, solidariedade, lideranças, compreensão, laços de amizades/de apego, etc. Promover o desenvolvimento e a melhoria da natureza cognitiva de ser humana no sentido de despertar potencialidades reflexivas, como raciocínio, atenção, concentração, criatividade, senso estético.
Nos primeiros anos de vida, a criança não possui autonomia motora para controlar e dominar seus reflexos, assim o meio em que vive, dita o ritmo do seu desenvolvimento motor.
A imitação é um processo de aprendizagem que a criança utiliza para desenvolver sua orientação temporal e descobrir novas coisas, como por exemplo: (Noção de espaço e o reconhecimento corporal de forma integrada).
Ao me aprofundar mais nos textos, percebo que o desenvolvimento motor de uma criança