A import ncia do Portugu s nas profiss es
É importante sempre refletir a respeito da importância da língua portuguesa, não é verdade? Muito mais do que decorar regras de gramática e ortografia, a língua é o nosso veículo de comunicação mais usado. Muitas pessoas não fazem uma associação direta entre falar e escrever corretamente e sua carreira profissional. Vamos, então, verificar alguns aspectos nos quais a língua portuguesa seria algo extremamente relevante para que se consiga destaque no mercado de trabalho? Acompanhe a seguir.
Falar e escrever corretamente é importante para a carreira?
É fundamental ter domínio da língua, e isso independe da área profissional em que se vá atuar.
A clareza da expressão, seja escrita ou oral, advém de uma estrutura de pensamento coerente, de ideias claramente conectadas. Por isso a fluência na língua é vista como um grande reflexo da educação, da bagagem cultural e até mesmo do investimento que você tem feito na sua qualificação profissional.
E não ache que tudo isso se aplica apenas aos profissionais das áreas das Ciências Humanas. Qualquer profissional se depara com momentos em que precisa exercitar a escrita. Engenheiros, por exemplo, não raro precisam redigir relatórios, e aqui mais uma vez é fundamental expressar bem as ideias, não apenas pelo que um relatório mal redigido pode fazer com a sua imagem profissional, mas porque muitas vezes são abordados temas de segurança, o que torna a clareza do texto muito mais importante.
O que você pode fazer para aperfeiçoar a escrita?
Quem faz investimento constante em reciclagem, em leitura e na prática da escrita tem retorno em sua imagem no meio profissional. Para isso, contudo, faz-se necessária uma prática diária no esforço para o aperfeiçoamento, o que pode ser feito nas atividades já corriqueiras.
Mesmo que você não esteja em uma área profissional que demande tarefas constantes envolvendo a escrita, tente praticar sempre que surja a oportunidade: no momento de