A Import Ncia Do Outro
Com relação ao reconhecimento do “outro”, Boff (2003a) também se refere ao meio ambiente, ao planeta Terra, a tudo o que sai da nossa esfera individual. Reconhecer o outro-animal, o outro-natureza, na sua dignidade, é reorganizar toda uma forma de ver o mundo, é, como sugere o autor, produzir uma nova ótica: “A tese de base desta ótica afirma que a lei suprema do universo é a da inter-dependência de todos com todos. Tudo está relacionado com tudo em todos os pontos e em todos momentos. Ninguém vive fora da relação.” (BOFF, 2003a). outro faz parte de nossa vida.
A necessidade que temos de nos comunicar também evidencia a importância do outro. a ética surge quando o outro emerge diante de nós.
A ética surge a partir do modo como se estabelece a relação com esses diferentes tipos de outro. Pode fechar-se ou abrir-se ao outro, pode querer dominar o outro, pode entrar numa aliança com ele, pode negar o outro como alteridade, não respeitando-o, mas incorporando-o, submetendo-o ou, simplesmente, destruindo-o. (BOFF, 2003a).
O que é essa dimensão moral?
É nossa dimensão relacional, o nosso ser social. Somos seres morais à medida que vivemos em sociedade, que buscamos adaptar nossas ações ao meio em que vivemos, aos outros que nos circundam.
Cada cultura, cada código moral vai determinando um tipo de relação com o outro.
Boff (2003a) nos alerta: “O outro é determinante. Sem passar pelo outro (que posso ser eu mesmo), toda ética é antiética.”
A ética e a vida social
Precisamos discutir a ética dentro da sociedade em que vivemos, na qual buscamos concretizar nossas aspirações