A IMPORT NCIA DA DAN A NO CONTEXTO ESCOLAR
EPÍGRAFE
Ontem, a dança... pulsando nos ritos, nas festas, celebrações deslizando nos salões, nos bailes da corte flutuando nos palcos, entre as névoas e a leveza dos romances gritando a dor, a liberdade, os mistérios da vida, da morte.
Hoje, a dança... por toda a parte por todo e nenhum tempo-espaço por ser experiência cotidiano arte por não ser nada o tudo que me habita.
Algum dia, o ensino de dança...
RESUMO
Na criança a dança aparece muito cedo, logo que ela domina a marcha e assim também percebemos que ela se perde cedo, seja por vergonha, repressão ou ate mesmo por falta de estímulos de profissionais que muitas vezes deixam de trabalhar esse conteúdo por pensarem que não sabem ou por acharem difíceis de serem ensinados. Nesse contexto o presente estudo se deve ao fato de mostrar para os profissionais de educação física, que eles devem se arriscar mais a trabalhar com este conteúdo, porque de fato é tão importante e não tem nenhum segredo para seu ensinamento, alem de fazer parte da disciplina de educação física. E para isso não é preciso formar nem um bailarino na escola, é preciso apenas libertar os movimentos e trabalhar as expressões. Com uma única represa lha, os cuidados com o tipo de música que vai trabalhar dentro da escola.
Assim o presente estudo tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e professores para as aulas de dança na escola. E a metodologia utilizada para o estudo foi de uma pesquisa descritiva com a revisão de várias literaturas, a fim de firmar a importância de se trabalhar com a dança no contexto escolar.
PALAVRAS-CHAVE: dança, escola, movimento.
INTRODUÇÃO
Onde existe vida existe movimento e a dança é movimento, a sucessão deles, sua integração. É expressão de vida, transmissão de sentimentos, comunicação, vivencia corporal, emocional.
A dança é movimento e não pode ser satisfatoriamente descrita, verbalizada, é essencial vivê-la, sentí-la,