A IMPORT NCIA DA AN LISE FINANCEIRA DE BALAN OS
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇOS PARA O GESTOR
FINANCEIRO
Esliane Carecho Borges da Silva (Orientadora- Docente dos cursos de Contabilidade e Tecnologia em Gestão Financeira-AEMS)
Jose Adriano Francisco da Silva (Discente do 4º período do curso de Tecnologia em
Gestão Financeira-AEMS)
RESUMO
O objetivo desde artigo é revelar ao gestor financeiro a importância da análise financeira de balanços para sobrevivência das empresas, ou seja, tomadas de decisões a serem seguidas. O problema é que muitos empresários não estão preparados para administrar seus recursos financeiros. Na sua maioria, não utilizam os dados levantados através das analises, devido a sua complexidade. A análise financeira de balanço visa obter informações financeiras e econômicas, tendo como objetivo a tomada de decisão dentro da empresa. Através das principais demonstrações, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do
Exercício, onde irá extrair índices de três períodos para observar a situação da empresa, focando-se em três tipos de análises, Análise de Liquidez, Análise de
Endividamento e Análise da Insolvência.
Palavras-chave: Análise financeira; Controle Financeiro; Tomada de decisão.
INTRODUÇÃO
Existem diferentes maneiras de se avaliar o desempenho de uma empresa: pela qualidade de seus produtos, pela responsabilidade social, pela força de sua marca ou de forma financeira. As demonstrações financeiras oferecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A análise de balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficiente para o gestor manter o controle financeiro e é de suma importância para qualquer empresa.
A análise de balanço se faz necessário para qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, muitas vezes o empresário não sabe como administrar seus recursos financeiros adquiridos, pois muita das vezes ele não sabe interpretar as informações dos balanços.
2
Para Matarazzo (2003, p. 39), “a