A imigração no brasil
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EPISTEMICOS DA PSICOLOGIA
PROFESSOR: SILVÉRIO
ALUNO: JOELSON ALVES- 201101176199
A FILOSOFIA DE WITTGENSTEN
FORTALEZA/CE
2012
Ludwig Wittgenstein (1889 – 1951) nasceu em Viena, estudou em Berlim e posteriormente em Manchester, na Inglaterra. Seus estudos de engenharia levaram-no a se interessar pela matemática e daí ao estudo dos fundamentos da matemática e da lógica.
A PRIMEIRA E SEGUNDA FASE DO PENSAMENTO DE WITTGENSTEIN
A primeira fase do pensamento de Wittgenstein “O Tractatus” como ficou conhecido, foi à primeira obra do pensamento contemporâneo que pretendia aplicar não só a matemática e seu rigor à linguagem, mas também compreender a relação ontológica que há entre o mundo o pensamento. Deve ser entendido a partir do contexto filosófico de Gootlob Frege (1848 – 1925) e Bertrand Russell (1872 – 1970) De acordo com o Tractatus, tudo que pode ser pensado também pode ser dito. Os limites da linguagem são, portanto, os limites do pensamento, de modo que uma completa filosofia do “do que pode ser dito" será uma teoria completa do que Kant denominara "o entendimento" o que é refutado por Frege, Russell e Wittgenstein. Todos os problemas metafísicos decorrem da tentativa de dizer o que não pode ser dito. Uma análise apropriada da estrutura dos termos utilizados nessa tentativa mostrará tal coisa e, desse modo solucionará ou diluirá problemas.
Um dos pontos de partida do Tractatus é a idéia, também encontrada em Frege e em Russell, de que a forma gramatical e da linguagem não coincidem. Na proposição 4.002 do Tractatus, diz Wittgenstein: “A linguagem disfarça o pensamento.” A maioria das proposições e questões dos filósofos surge de nosso fracasso em compreender a lógica de nossa linguagem. A tarefa da filosofia consiste, portanto em realizar uma análise da linguagem que revele sua verdadeira forma e a relação desta com os fatos. Portanto, para a primeira fase do pensamento de