Linux x ios
Tanto em Linux com em Windows o método de tratamento de deadlock escolhido foi o algoritmo do avestruz, ou seja, ambos os sistemas ignoram completamente a existência desse problema dentro da computação.
Essa técnica é utilizada por esses Sistemas Operacionais, pelo fato deles necessitarem serem altamente interativos com usuários, não sabendo assim quais e quando os recursos serão utilizados. Além disso, os usuários precisam de respostas com extrema eficiência e rapidez, o que se torne praticamente impossível ao querer tratar um deadlock por qualquer estratégia que seja, pois estas reduzirão consideravelmente o desempenho do computador.
Escalonamento no Linux:
No Linux, as tarefas do Kernel também são incluídas no escalonamento de processos. O Linux utiliza 3 métodos diferentes de escalonamento de processos, sendo que é a classe de escalonamento de cada processo que determina qual algoritmo utilizar:
- SCHED_FIFO: First-in-first-out, o primeiro que entra na fila é o primeiro que será executado.
- SCHED_RR: Round-RObin
- SCHED_OTHER: Escalonamento hierárquico com realimentação.
Referencia dos artigos acima = http://gpcardim.files.wordpress.com/2010/08/pesquisa_so.pdf
Sistema de arquivos no Linux:
Usuários experientes de Linux sabem que o sistema possui excelente desempenho o gerenciamento de dados, tanto no que diz respeito ao armazenamento, quanto nas alocações e atualizações de informações. Dentre vários, um dos grandes responsáveis por tanta eficiência é o sistema de arquivo (ou file system) ext3 (sigla para third extended file system), que passou a ser integrado definitivamente ao Linux (kernel) a partir da versão 2.4.
Os sistemas de arquivos são criados em partições do disco, de forma que seja possível armazenar programas e dados em formato de arquivos e diretórios (pastas). O Linux, assim como praticamente todos os sistemas operacionais baseados em Unix, usa um sistema de arquivos que possui uma hierarquia, composta de arquivos