A ilusração no brasil
1_ Nosso ponto de vista
A educação teve um novo rumo com a mentalidade ilustrada que promoveu a reforma da cultura e do ensino do Período Pombalino. De acordo com "Fernando de Azevedo" ( o Período da crise do sistema colonia) causou uma grande crise na educação, no ponto de vista dele inverte as colocações mais conhecidas sobre o período pós-pombalino.
2_ Idéias Afrancesadas
Os estrangeirados criaram as idéias do Iluminismo em Portugal eles tinham com mentalidade a renovação da sociedade Portuguesa. Por essa razão dizemos ,então, que a Ilustração Pombalina tem limites dados pelo seu componete absolutista, e se não foi "acovardada" com quer anita Novinsky, foi conservadora e reformista.
3_ Caminhos da ilustração no Brasil
3.1 No Brasil as idéias "afrancesadas" chegam com os alunos que estudava fora da colônia. Coimbra era a universidade mais procurada com seus estudos científicos e modernos, havia também grande porcentagem de mineiro indo estudar em Coimbra reformada, porque com a produção de ouro, Minas apresentou outra composição social com atividades ecônomicas diversificas e urbanizadas. Tinham também outros centros de estudos muito procurados que era ciências naturais e médicas - como Paris e Montepellier. Muitos alunos possuiam e liam não apenas os autores modernos referendados pela censura pombalina, como também oa expurgados e proibido pela real mesa censória.
3.2_ Os Livros
Alguns alunos dos Jesuítas nunca saído da Colônia , tinha domínio sobre a literatura ilustrada. No caso da Inconfidência
Mineira ,segundo Edurado Frieiro o professor de filosofia Luís Viera da silva tinha uma biblioteca com cerca de 270 Títulos e 800 volumes de literatura "condenada". Tinha como certo que as idéias chegavam pelos livros era que circulava de fato na na colônia. os leitores consumia avidamente essa literatura: o texto de Mabey " direitos e deveres dos cidadãos"