A igreja matriz de carutapera
Introdução A cidade de Carutapera tem sua existência marcada pela construção da Igreja Matriz de São Sebastião, mas que um templo, uma demonstração da força da união popular. Sua construção marcou uma geração, que enfrentou inúmeras adversidades, como falta de transporte, profissionais, material especifico entre outras adversidades. Tudo conspirava contra a edificação do templo dedicado ao padroeiro da cidade, São Sebastião, mas com um pensamento inovador de seu vigário e a contribuição popular, um dos mais belos templos religiosos do Maranhão foi erguido em uma das cidades mais isoladas do Maranhão, fato é que durante anos os moradores dependeram somente do mar para realizarem suas viagens. A Igreja Matriz demonstra na sua imponência a capacidade de se vincular ao transcendente, a possibilidade de mudança e reciprocidade, características eminentemente religiosas, que são capazes, de transmutar o inexorável.
1. A importância do Fenômeno Religioso na construção da Identidade social Em todas as civilizações a religião teve um papel primordial na identidade de um povo, que vê nos rituais sua participação e ligação direta com transcendente. Uma relação com o sagrado, que pode ser descrito como hierofani, palavra grega que significa “algo sagrado que esta sendo revelado”. É uma separação entre o mundo denominado profano, ou seja, aquilo que esta em frente ou do lado de fora do templo. A experiência religiosa perpasse esse caráter de cisão, uma eterna dicotomia, onde elementos materiais comuns, como pedras, árvores, metais adquirem poderes sobrenaturais.
É o que sempre acontece, não importa se o sagrado se manifesta em uma pedra, numa arvore ou em Jesus Cristo. Alguém que adora uma pedra não está só pretendo homenagem para a pedra em si. Venera a pedra porque esta é uma hierofani, ou seja, ela aponta o caminho para algo que é mais do que uma simples pedra: