a igreja doente
(Ele abre a Bíblia e lê)
"Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar, mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro“.(Mateus 13:30)
"E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei serão para mim, particular tesouro. Poupa-los-ei como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve". (Malaquias 3:17-18)
(Ele fecha a Bíblia. Entra em cena o Irmão Aparência).
APRESENTADOR: Meus irmãos, este é o nosso Irmão Aparência, um santo em forma de gente. Ele está sempre fantasiado de crente. Na igreja é um santo homem. Perfeito, leal, boa gente. Mas já que ele é tão crente, vamos ver o que ele carrega nos bolsos. (O Irmão Aparência fica parado. O Apresentador vai até ele e tira muitas coisas do seu bolso, como sena, bilhetes de loteria, arma, cigarro, etc.) E vamos chamar a esposa e o filho do nosso Irmão Aparência. (entra em cena uma mulher toda machucada, cheia de esparadrapos pelo corpo com o filho do casal, que tem medo de se aproximar do pai) Ué, minha senhora, o que foi que aconteceu? Acidente?
ESPOSA: Nada disso. Ele (aponta para o Irmão Aparência) que me espancou. Sem contar que também bate muito no nosso filho. Ele é uma coisa na igreja e outra totalmente diferente em casa. Gostaria de ser casada com aquele crente bonzinho. Minha vida seria bem diferente.
APRESENTADOR: Quem diria, hein? As aparências enganam...
(O Irmão Aparência, a esposa e o filho saem de cena. O Apresentador novamente abre a bíblia).
APRESENTADOR: A Bíblia e o Irmão Aparência: "Disse o Senhor: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua estatura, porque o tenho rejeitado. Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê apenas o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração“.(I Samuel 16:7)