A ignor ncia da arquitetura
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Docente: Marcelle Vilar
Discente: Luiza Ferreira Mota
Data: 20, de Março de 2015
A ignorância da Arquitetura
ZEVI,Bruno.Saber ver a arquitetura.São Paulo:Wmf Martins fontes,2009.
No primeiro capítulo do livro “Saber ver a arquitetura” o autor do livro, Bruno Zevi, critica o fato de que arquitetura é pouco valorizada pelas pessoas, pelo fato de ser um campo pouco disseminado. O que não acontece com a poesia, música e pintura, que tem uma disseminação maior e por esse fato são muito bem apreciadas.
Por mais que existam pessoas que não apreciem determinados tipos de músicas, as mesmas podem desligar seus rádios e abandonar os concertos ou não apreciar o cinema ou teatro. No entanto não há como ignorar a arquitetura, já que a mesma faz parte do nosso cotidiano, assim como nós fazemos parte do cotidiano da mesma.
O interesse pela arquitetura parte de cada indivíduo, todavia, se faz necessário salientar que existem dificuldades por parte dos arquitetos, historiadores de arquitetura e críticos, disseminar o amor pela arquitetura, principalmente entre as pessoas cultas.
É possível apreciar uma pintura em uma exposição, uma música em um concerto, entretanto, para apreciar a arquitetura é necessário já ter um certo interesse pelo tema, um conhecimento prévio para interpretá-lo. Nesse sentido é preciso a observação através do esforço de cada pessoa para que assim, a arquitetura seja vista com uma certa ordem e inteligência.
Os edifícios são apreciados como se fossem fenômenos plásticos, assim como as esculturas e pinturas. Para que isso não mais ocorra, se faz necessário que aja a criação de um método mais acessível, para que pessoas possam pegar um livro que fale de arquitetura e entender o que estão lendo.