HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA da EDUCAÇÃO e da PEDAGOGIA – geral e Brasil
1. A PEDAGOGIA COMO REFLEXÃO SOBRE A Paideia.
Em breve entendimento, Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo: a Educação, o processo de ensino e, a aprendizagem.
O sujeito é o ser humano enquanto educando e, tal expressão, a palavra Pedagogia tem origem etimológica, na Grécia antiga a partir das seguintes palavras: pais, paidos = criança; agein = conduzir; logos = tratado, ciência.
Antecipadamente, resumo por compreensão que a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. Na antiguidade Oriental: não dispunham de reflexão especialmente voltada para a educação.Por que?
Porque tal saber e essas práticas encontravam-se vinculados às tradições religiosas oriundas dos ancestrais. Logo, os povos da antiguidade e a consequente educação, em razão das sociedades então teocráticas,envolviam-na, a educação, tanto o saber quanto às práticas. Assim, os “depositários” de tal conhecimento e nesta dimensão, compreendiam:
O escriba – Que no Antigo Egito era uma pessoa educada nas artes da escrita (usando tanto escritas hieróglifas e hieráticas, e da segunda metade do primeiro milenio AC a escrita Demotica foi usada também) e dena (aritmetica). Filhos de escribas eram educados na mesma tradição escriba e, enviados à escola e ao entrarem ao serviço civil, herdavam as posições de seus pais.
O sacerdote ou sacerdotisa – São conhecidos desde os primórdios dos tempos e mesmo em sociedades mais primitivas. Eles existem em todos ou alguns ramos do judaísmo, cristianismo, xintoísmo, hinduísmo, e muitas outras religiões, como também, são geralmente considerados como tendo um bom contato com a divindade ou divindades da religião e muitas vezes os outros crentes pedem conselhos sobre questões espirituais a eles. Em muitas religiões, o ofício de sacerdote ou sacerdotisa é um trabalho de tempo integral, exigindo total dedicação.
O mago - Termo usado desde o