A ideologia do marketing
Os meios de comunicão são um exemplo disso, mas passado um tempo eles se tornaram úteis para expandir essa atividade. As propagandas foram criadas para convencer o telespectador de que ele necessita do produto apresentado, gerando ilusões e adulterando a verdade, denominamos isso de ideologia (teoria geral das idéias).
A pop arte foi um movimento artístico da década de 40 e 50,(nessa época iniciou o desenvolvimento industrial) ela modificou a estética dos produtos, os tornou mais atraentes aos olhos do consumidor, praticamente iniciando o marketing.
O empreendedor cria e diferencia o seu produto, coloca um preço e espera o consumidor aceitar, nesse meio tempo ele produz a propaganda, cria percepções do produto, mexendo com a imaginacao do cliente.
Essa ideologia é criada por uma parte da sociedade dominante(ou seja, quem possui mais capital), ela faz uso de todos os meios possíveis para disseminar suas idéias, sem pensar nas conseqüências e nos danos que causará, alienando e “contaminando” toda população. Essas conseqüências podem ser as dividas feitas pelo consumidor ao adquirir o produto, o consumidor a maioria das vezes sabe que necessita comprar, mas não sabe o porque.
A sociedade que domina é bem sucedida pois há pessoas que se esforçam ao máximo, trabalham horas e horas, para receber um salário mínimo (fazendo o trabalho que gera muitos lucros mas não retorna para eles).É o velho ditado “O sucesso de uns está no fracasso de outros”.
Por tanto concluímos que o homem nunca está satisfeito, sempre quer mais, não importa o que tenha que fazer. O ser humano nos dias de hoje está ficando cada vez mais egoísta só se interessa naquilo que lhe favorecerá.Infelizmente é “o ciclo da vida” (conjunto de