A ideologia alemã e manifesto comunista
I – Ideia principal:
Texto 15
O texto ‘’Manifesto Comunista’’ trata dos ideais comunistas, e da exploração da burguesia sobre o proletariado.
Texto 16
O texto contido no livro ‘’A Ideologia Alemã’’, escrito por Marx e Engels é uma crítica a filosofia alemã.
II – Ideias secundárias:
Texto 15
O objetivo do texto ‘’Manifesto Comunista’’ é criticar o que o capitalismocriou, ou seja, desigualdade de classes, exploração, desordem social.
O comunismo defendia a tese de que indivíduos eram para se unirem em prol de um bem comum, que no caso dos trabalhadores esse bem seria o salário.
Texto 16
O texto tem como objetivo criticar os ‘’jovens hegelianos’’, principalmente os filósofos Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stiner, autores de uma ideologia alemã baseada somente no pensamento, nunca tendo alcançado uma realidade concreta.
III- Confronto das ideias dos textos:
O texto ‘’A Ideologia Alemã’’ fala sobre uma ideologia que se baseou apenas em pensamentos que nunca alcançaram uma realidade concreta, mesmo contrariando em parte o sistema hegeliano, não se desfez das falsas noções de que o espírito humano era o sujeito da história ao invés da atividade humana, dessa forma, os tais filósofos tentaram substituir as ideias de autonomia para que não houvesse subjulgamentos no mundo, tentando assim manipular a realidade através de teorias baseadas na existência da alma e da religião como elementos com principal influência nas ações e nos pensamentos humanos.
‘’Não tem história nem desenvolvimento, mas os homens ao desenvolverem sua produção material e seu intercâmbio material, transformam também, com esta sua realidade, seu pensar e os produtos de seu penar. Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência’’. Sendo assim, Marx e Engels defendem que a história deve ser baseada na atuação prática e na capacidade produtiva do homem (divisão do trabalho). Ainda