O desafio do lixo
A série “O Desafio do Lixo”, produzida pela TV Cultura nos mostra não só como os detritos produzidos afetam o meio ambiente no mundo, mas também apresenta sugestões para enfrentar o problema.
A equipe percorreu mais de 70 mil quilômetros coletando informações sobre como cada região administra seus resíduos.
Na Europa, visitou a Itália, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega e França.
Na América do Norte, esteve no Canadá e nos Estados Unidos.
No Brasil , foi ao Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Baia, Goias e Brasília.
A série inicia analisando os Estados Unidos e primeira conclusão que se chega é alarmante: o lixo não é um problema exclusivo dos países do chamado Terceiro Mundo. Nos Estados Unidos, quase não há mais lugares para depositar tudo que um americano médio consome durante sua vida.
Nas áreas urbanas de nosso planeta, somente as residências produzem aproximadamenrte 2 milhões de toneladas de lixo por dia, o equivalente a 1 kg de lixo por dia por pessoa considerando a população mundial sendo de 6 bilhões de pessoas. (dados de 2001, atualizar).
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz aproximadamente 130mil toneladas de lixo por dia, aproximadamente 1kg de lixo por pessoa por dia. Desse total, 20% não são nem coletados (30mil toneladas) e acabam degradando as periferias ou vão parar dentro dos rios. Do restante 11% (11mil toneladas) vão para aterros sanitários adequados as outras 89 mil toneladas acabam em lixões ou aterros mal feitos.
Nova York com seus 6 milhões de pessoas produzem só nas residências 12 mil toneladas de lixo por dia, ou seja aproximadamente 2 kg de lixo por pessoa por dia.
Se considerado os outros tipos de lixos como os de escritórios, de turismo, de construções, etc aumentam para 3kg de lixo por dia por pessoa.
Desse total, 20% é incinerado, 25% é reciclado e mais de 50% vão parar nos aterros.
Ao longo de sua vida os americanos em média consomem 15mil kg de