Antigo egito
pesagem do coração no Tribunal de Osíris
Tema: Egito Antigo
Escola de aplicação sonho possível-I.E.P.M.Marinho
Aluno: Cosme de Souza Francisco
Professor: Nilo Cezar
Data:30 -05- 2012
"Pensar o passado para compreender o presente e preparar o futuro."
Heródoto ( historiador da antiguidade)
Bibliografia :
1. http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-antiga/civilizacao-egipcia/resumo-egito-antigo/
Conteúdo
Egito Antigo: cultura, economia , sociedade,política e religião.
Antecedentes
O Egito Antigo é uma das civilizações mais importantes e fascinantes da Antiguidade.A maior parte do que conhecemos sobre esta civilização vem das pirâmides,pinturas,textos e objetos deixados nas tumbas dos reis. O Egito Antigo se localizava no nordeste da África, em pleno Deserto do Saara . Fazia parte, também, do Crescente Fértil, que englobava também outras regiões, como Mesopotâmia,Fenícia e Israel .
A civilização egípcia se desenvolveu às margens do rio Nilo, que transformou o Egito Antigo em um imenso oásis com mais de 1000 quilômetros de comprimento.
Importância do Nilo
O vale do Nilo compreendia o Alto Egito, ou Terra do Sul, e o Baixo Egito, ou Terra do Norte.O rio Nilo desembocava no Mar Mediterrâneo.De junho a outubro, as águas do Nilo inundavam as terras de ambas as margens e depositavam o húmus, uma espécie de adubo natural que tornava a terra propícia para agricultura.
O Rio Nilo teve tamanha importância para o Egito, que o grego Heródoto disse a seguinte frase:“O Egito é uma dádiva do Nilo”.Porém, Heródoto, nesta frase, falou apenas da questão geográfica. Não podemos esquecer que, se não fosse o trabalho de camponeses, artesãos e escravos, o Egito nunca teria se tornado uma grande civilização.
Economia
A agricultura era a principal ocupação dos egípcios. Os principais produtos eram o algodão, o linho, trigo, cevada, entre outros.Havia uma espécie de bambu, chamada papiro, que