Complexidade social e educação
Docente: Maria das Graças
Discente: Alessandra da Conceição Franco
Disciplina: Fundamentos da Gestão Escolar
COMPLEXIDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO
A complexidade educacional está na aceitação do fato de que os valores sociais, morais e éticos, ainda que transformados, devem sobreviver às modificações, mas "nós" devemos nos adaptar às modificações e auxiliar nossos educandos nesse caminho de equilíbrio entre tais valores e o mundo que se lhes/nos apresenta,estando aptos a "conviver". É neste mundo que nós, educadores, nos reeducaremos, se quisermos continuar a encontrar, como diria Rubem Alves, alegria em ensinar.
No ambiente escolar podemos dizer que complexidade é as diferenças existentes em sala de aula tais como: cultura, religião, raça etc. São as diferenças que o professor encontra em sala de aula onde ele precisa estar educando pessoas diferentes cada uma com seu jeito próprio de ser. A escola pode ser um fator importante na aprendizagem da participação. Isso ocorrerá na medida em que o aluno for estimulado a se interessar pelo que acontece na escola, na sala de aula e fora dela; na medida em que o programa de estudos não for imposto de cima para baixo, mas se permita aos alunos dar sua contribuição na escolha dos assuntos, dos métodos de trabalho, etc.; na medida em que a direção da escola se dispuser a ouvir os alunos, a estimulá-los a discutirem os eventuais problemas da escola e as maneiras de resolvê-los; na medida em que os alunos tiverem oportunidade de fazer programações culturais, sociais e esportivas sob sua inteira responsabilidade.
Estimulando a participação dos alunos, a escola estará contribuindo para a formação do cidadão consciente de suas responsabilidades sociais, que é um dos objetivos do ensino de primeiro e segundo graus, segundo a lei 5692/71. Educado para a participação social, o indivíduo não se submeteria facilmente às injustiças e desigualdades sociais