Resumo: Manifesto comunista & Ideologia Alemã
TRABALHO SOBRE AS OBRAS DE KARL MARX
EQUIPE:
1. Antonia Jeruziana Souza Colares
2. Wlysses Freitas de Souza
3. Ricardo Bruno
FORTALEZA
2014
RESUMO Este trabalho consiste em uma análise da relação entre reflexão e prática política no pensamento do filósofo alemão Karl Marx. Vamos observar em sua Obra “Ideologia Alemã” que o Estado não é mais do que a forma de organização que os burgueses constituem pela necessidade de garantirem mutuamente a sua propriedade e os seus interesses.
No Manifesto Comunista Com a publicação do Manifesto, Marx e Engels elaboraram pela primeira vez um discurso fundador da ação revolucionária moderna. Colocando no centro das preocupações de teóricos e ativistas do movimento operário a luta pela emancipação humana, os referidos autores dotaram o pensamento socialista de um horizonte utópico e estratégico que mantêm sua vigência até hoje.
Palavras-chave: Comunismo. Emancipação. Marx. Política. Proletariado. Reflexão. Revolução.
A ideologia alemã
A ideologia alemã começou a ser escrita por Marx e Engels em 1845. A obra é de extrema importância, pois marca o afastamento definitivo de Marx do idealismo hegeliano, 62 ao mesmo tempo em que estabelece as bases conceituais do chamado “materialismo histórico”. Após ser concluída, em 1846, a Ideologia alemã foi recusada por diversos editores que tinham contato e simpatia por alguns dos representantes das tendências criticadas pelos dois filósofos. Circunstâncias adversas, como diria o próprio Marx, impediram a publicação da obra, e os autores preferiram abandoná-la “à crítica roedora dos ratos”, uma vez que estavam satisfeitos por terem compreendido a si